O objetivo do projeto de uma estrutura é permitir que a mesma atenda à sua função primária sem entrar em colapso e sem deformar ou vibrar excessivamente. Dentro destes limites, os quais são precisamente definidos pelas normas técnicas, o engenheiro estrutural almeja o melhor uso dos materiais disponíveis e o menor custo possível de construção e manutenção da estrutura.Resumidamente, as principais etapas do projecto estrutural são a criação do esquema estrutural, a definição das cargas ou forças que actuam na estrutura, o cálculo dos esforços e deformações, o dimensionamento das peças estruturais, e finalmente o detalhamento do projecto para execução.
É o processo pelo qual uma construção é concebida e também a sua representação final. É considerada a parte escrita de um projeto. Projeto Arquitetônico é o conjunto de desenhos técnicos e documentação relacionada assinada e aprovada por um profissional habilitado (Arquiteto ou Engenheiro)junto ao Órgão Responsável dependendo de qual função o Projeto em questão terá. O conjunto é composto na maioria das vezes por Implantação da Construção, Planta Baixa de todos os Pavimentos, Cortes da Construção, Elevações e Detalhes. Para chegar aos desenhos técnicos há um grande estudo sobre o projeto em questão, os arquitetos precisam “entrevistar” seus clientes para saber o que eles precisam, gostam e podem ter, esta etapa é conhecida pelo termo inglês BRIEFING, onde pode-se apenas conversar ou aplicar questionários. Depois desta etapa deve-se apresentar croquis das ideias, sendo sempre acompanhados pelos clientes, posteriormente com a aprovação dos croquis apresenta-se um ante-projeto ou pré-projeto em desenho técnico (a mão ou impresso), obviamente depois disso o projeto completo, podendo ter a presença de algumas perspectivas ou maquetes físicas ou eletrônicas para melhor compreensão.
É a representação gráfica em 3 dimensões de um projeto arquitetônico, um conceito para o cliente ter uma ideia real de como ficará seu investimento ou a realização de um sonho.